domingo, 8 de março de 2009

Alecrim, hexacampeão com orgulho

Alecrim, hexacampeão com orgulho!

Discriminados por uma minoria de cartolas considerados ''gente fina'' da sociedade natalense nos anos vinte, os jogadores do Alecrim FC viram todo seu esforço na tentativa de ganhar os campeonatos de 1924 e/ou 1925, ir por água abaixo, com a infeliz declaração de que a Liga não reconheceria os titulos daqueles dois anos - nem ao menos o de 1925, por ter ''o Alecrim FC um clube de subúrbio...''. Essa declaração, mesmo sem ter uma autoria reconhecida, segundo o anista Gil Soares de Araújo teria partido de dentro da Liga Norte-rio-grandense de Desportos Terrestres.
Havia uma certa razão para a mágoa e tristeza dos jogadores alecrinenses, já que os membrosda diretoria da Liga eram figuras da melhor sociedade da capital. Médicos, oficiais militares, juízes, desembargadores, advogados e empresários. Enquanto isso, o time do Alecrim era todo formado por negros, geralmente estivadores, serventes, pedreiros, pescadores, entre outros. Taí, generalizar-se a informação de que a Liga continuava considerando o Alecrim FC como um time de subúrbio. A discriminação era patente. Nem mesmo a presença do jovem estudante João Café Filho como goleiro do clube diminuía o impacto da estranha declaração (não oficial, frise-se) dos homens da Liga. Apesar de torcedor declarado do América, Gil Soares era defensor intransigente dos modestos rapazes que formava o Alecrim FC.  Na época, ele se rebelou com a discriminação patente dentro da Liga, a ponto de negar a homologação pelo menos de um dos dois títulos ganhos em 1924 e 1925.
Mas, alheios a essa estranha deliberação dos membros da Liga, ano após ano os alecrinenses foram tomando espaço na mídia para ''garantir'' a oficialização do título.
Recentemente, o Ceará SC entrou com recurso junto à justiça desportiva daquele estado, requerendo a homologação de quatro títulos ganhos pelo alvinegro, que permaneciam ''escanteados'', como se estivessem num limbo. Graças a um bom advogado, terminou o Ceará ganhando seu pleito e , hoje, conseguiu adjudicar um tetracampeonato, com isso, suplantando o velho rival Fortaleza SC. Quem sabe um dia o Alecrim FC fará o mesmo e consiga uma vitória, passando a ter sete campeonatos, em vez de seis badalados. Frise-se que, hoje, oficialmente, o Alecrim FC tem cindo e não seis títulos.(...)

Reportagem publicada no dia 18 de janeiro de 2009, na tribuna do norte.

1925
Otávio, Lula e Pindaró, Foster, Zé Dantas e Nozinho, Carlos, Garcia, Nenzinho, Deão e Miguel.

1963
Sansão, Miltinho, Miro, Berilo e Mário, Hilo e Osiel, Zezé, Galdino, Paulo e Ferreira. 
Técnico: Geléia

1964
Manoelzinho, Miltinho, Orlando, Berilo e Miro, Cileno e João Paulo, Zezé, Paulo, Galdino e Osiel
Técnico: Pedrinho Teixeira

1968 (Invicto)
Eliezer, Luizinho, Cândido, Miro e Anchieta, Pedrinho e Valdomiro, Zezé, Elson, Icário e Burunga
Técnico: Pedrinho Teixeira

1985
César, Saraiva, Sabiá, Ronaldo e Soares, Carlos Alberto, Edmo, Didi Duarte, Curió, Beto, Tiquinho e Cleber(Baíca)
Técnico: Ferdinando Teixeira

1986
César, Saraiva, Sabiá, Ronaldo(De Leon) e Soares, Doca, Romildo e Odilon, Curió, Baíca e Edmo
Técnico: Ferdinando Teixeira

2 comentários:

  1. Quero parabenizar pelo espaço do alecrinense. Proporcionando os acontecimentos do time e relembrando a historia. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Sempre! a idéia agora é relembrar a historia do time...

    ResponderExcluir